XOXIMILCO

A NOITE MAIS MEXICANA DE CANCUN ESTÁ EM XOXIMILCO!  

Antes de contar sobre esse passeio incrível – que eu me diverti muito! –  vale falar um pouco sobre Xochimilco, o lugar que deu origem ao parque Xoximilco, em Cancun!

Xochimilco é um dos 16 distritos da Cidade do México e está a 23km do centro da cidade. O local é conhecido por sua extensa rede de canais – o que restou do antigo Lago Xochimilco – e mantém até hoje suas antigas tradições. Alguns chamam Xochimilco de “Veneza do México”, pois é possível passear pelos canais e ilhas da região com pequenos barcos, chamados de trajineras.  O colorido dos barquinhos e das chimpanas – que são pequenos canteiros de flores flutuantes – contrastam com o verde escuro da água e da vegetação, deixando o cenário com uma beleza única! Os canais e as chimpanas foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

E a fim de homenagear a tradição, beleza e história desse lugar icônico, foi que nasceu Xoximilco, um parque feito para nos levar às tradições festivas do México em passeios noturnos pra lá de animados!

FESTA NO XOXIMILCO

Essa festa é para todos! Esteja sozinho, de casal, em família ou entre amigos, eles garantem uma noite divertida com muita música, artesanatos, comidas e bebidas típicas –  como a tequila e o Mezcal.

Antes de embarcar nas trajineras, para a galera entrar no clima, o parque prepara um momento de descontração com jogos e brincadeiras regionais, e uma atração musical que vai fazer todos entrarem na atmosfera do lugar.

O passeio nos barquinhos, mais conhecidas como trajineras, oferece o jantar com comidas típicas mexicanas, um bar de tequila e diversas bebidas (não alcóolicas também) à vontade. Para acompanhar o passeio, o parque oferece um anfitrião muito atento e amigável que cuida de todos os detalhes e ainda ensina uns passinhos de danças regionais. A festa dura aproximadamente 3 horas e os barquinhos cabem até 20 pessoas.

Alguns barcos possuem Mariachis, um grupo de três ou mais músicos que cantam e tocam o Mariachi, um gênero musical popular do México, acompanhados de seus violinos, guitarras e, claro, as famosas trombetas. Aquele tipo de música que é impossível ficar parado!

A bebida mais consumida nas trajineras é o Mezcal. Feita a partir do sumo fermentado do agave, a bebida pode chegar a 55% de teor alcoólico. Dentro da garrafa, uma surpresinha: a guzano, uma larva que, segundo os mexicanos, afasta os maus espíritos.

Afastar maus espíritos, jogada de marketing, alteração na composição química da bebida… tudo são suposições. Mas de uma coisa temos certeza: “para todo mal, mezcal. Para todo bien también”.

RECOMENDAÇÕES / VALOR

Como o passeio é no meio da selva, o parque recomenda uso de repelente, sapatos fechados e calças. Os mosquitos são festeiros, não vão abandonar o barco em nenhum momento! Rs.

A dica de ouro é: não vá dirigindo! Pegue um transfer do hotel ou solicite transporte na compra do ingresso, pois assim poderá aproveitar a festa – e a verdadeira tequila – sem preocupação ????

O valor do ingresso no site está 80 dólares, mas o parque oferece alguns descontos e promoções para compra conjunta de outros parques. Vou deixar aqui o site para mais informações.

http://www.xoximilco.com

Esse é um passeio que eu super recomendo, e claro que não poderia deixar de gravar tudo o que rolou na nossa festa mexicana!

 

Clique aqui e confira minha experiência em Xoximilco.

Você também pode gostar