O MUNDO VEGGIE

O MUNDO DAQUELES QUE RESPEITAM OS ANIMAIS. VALE A PENA CONHECER! 

Cada dia mais cresce o número de adeptos da alimentação livre de sofrimento animal. Eu, Denize, estou diminuindo bastante a ingestão de carnes na minha dieta e por isso tenho descoberto receitinhas deliciosas, algumas ovolactovegetarianas e outras veganas. Mas você sabe qual a diferença entre a alimentação ovolactovegetarianas e a alimentação vegana?

Alimentação Vegetariana (ovolactovegetariana)
Temos o hábito de classificar aquele que não ingere nenhuma carne (mas ingere leite e ovos) de vegetariano. Porém, o termo correto é ovolactovegetariano. Essa dieta não contém carne vermelha, frango, carne suína, peixe, marisco ou qualquer animal, mas contém laticínios, ovos e derivados.

Alimentação Vegana
A alimentação vegana é mais restrita. Os veganos não ingerem carne de qualquer espécie, bem como laticínios, ovos ou alimentos processados que contenham estes ou outros ingredientes de origem animal, como por exemplo a gelatina e o mel.
Mas ser vegano vai muito além da alimentação. O veganismo é um estilo de vida. Veganos não consomem nada de origem animal em nenhuma área da sua vida. Eles não usam roupas de couro, lã, produtos testados em animais etc.

E para vocês “vegetarianos” e simpatizantes dessa “dieta do bem”, a nossa querida Chef Tuca Iervolino vai ensinar uma receitinha hambúrguer veggie dos deuses a base de cogumelos.
Chame seus amigos e mostre a eles que é possível fazer um hambúrguer delicioso livre de sofrimento animal!

Ps: Essa receita é tão saborosa que está entre as opções de alimentos do Club Life Foods, onde Tuca é chef e sempre dá um toque gourmet as comidinhas!

tuca_site_assets_img_1
Imagem Tuca Iervolino / Crédito: Fabio Cerati

 

 

Tuca Iervolino é gastrônoma, trabalhou nos melhores restaurantes de São Paulo e é apaixonada pela alimentação saudável. Para a Tuca, o prato ideal é aquele que apresenta cor, textura e sabor. Comida com cara de verdade. Ser saudável com o prazer de comer bem!

 

 

 

 

HAMBÚRGUER DE COGUMELOS E SEMENTES

Ingredientes
2 ovos inteiros
2 bandejas de shitake fatiados (400g)
1 fio de azeite
1/2 cebola roxa bem picadinha
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de shoyu Daimaru (fermentação natural)
2 xícaras de purê consistente de grão de bico ou lentilha (cozinhar o grão e processar com o mínimo de água possível)
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de ciboulette picada
Sal rosa e pimenta do reino a gosto
Amaranto em flocos para dar liga (q.b.)
Semente de girassol picada
Queijo brie fatiado

Modo de preparo
Refogue a cebola em um fio de azeite, em seguida acrescente o alho e deixe dourar. Reserve. Na mesma panela salteie os cogumelos e finalize com o shoyu. Junte os cogumelos com a cebola e o alho, o purê de grão de bico, a salsinha, a ciboulette e os ovos. Se necessário coloque amaranto para ajudar a dar liga.
Molde os hambúrgueres e passe as laterais na semente de girassol. Leve para assar até dourar, retire do forno, coloque o queijo brie e leve para derreter. Sirva com chutney de frutas vermelhas.

CHUTNEY DE FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes
1 e 1/2 xícara de frutas vermelhas
2 sementes de cardamomo
1/2 colher de sopa de gengibre ralado
1/2 xícara de xylitol
1 colher de chá de tempero tagine
1 colher de chá de vinagre de vinho branco

Modo de preparo
Leve ao fogo as frutas vermelhas e assim que começar a ferver acrescente o gengibre, o cardamomo, o tempero e o xylitol e deixe até começar a engrossar. Acrescente o vinagre e deixe apurar por 3 minutos. Apague o fogo, transfira para um bowl e espere esfriar.
Sirva por cima do hambúrguer.

Você também pode gostar