A DELICADEZA DA RENDA FILÉ
CONHEÇA UMA MARCA QUE VAI MUITO ALÉM DE PEÇAS FEITAS COM RENDA.
TEM HISTÓRIA, CULTURA E ESSÊNCIA
A renda Filé surgiu no litoral sul de Maceió, em Pontal da Barra. Diversos tipos de bordados e rendas chegaram ao Brasil no século XVIII, com a colonização portuguesa, mas foi em Alagoas que o Filé foi aprimorado, tornando-se conhecido nacionalmente e mundialmente.
Inclusive, o bordado Filé foi registrado como patrimônio cultural imaterial de Alagoas. Ou seja, é uma prática que vem desde os ancestrais, se tornou tradição e já faz parte da cultura de Alagoas.
Mas o que é a renda Filé? O nome Filé vem do francês “filet”, que quer dizer rede. A rede é a base onde os bordados vão surgir. Essa trama de fios é confeccionada com a ajuda de pequenas peças de madeira, entre outros materiais, que gera como produto final uma superfície plana com cheios e vazios. Esse pano que se forma é a renda, e é esse resultado final que poderá ser aplicado em outros tecidos.
Ingrid Lima, designer de moda, montou em São Paulo um pedacinho da cultura de Alagoas. Ela, que também é alagoana, criou sua marca tendo a renda Filé como matéria prima. Ingrid tem o cuidado de fazer suas adaptações, composições e criações sempre respeitando a tradição e cultura de sua terra, tendo a noção da riqueza que tem nas mãos: a renda Filé.
“O objetivo não é vender uma roupa e sim uma história, um sentimento e uma essência. E mostrar que é importante saber de onde veio, como é feito e por quem é feito” – Ingrid Lima.
E nem precisamos dizer que o resultado disso tudo é incrível, né? A renda Filé é considerada uma renda rústica, mas a Ingrid consegue criar peças delicadas, sem perder a essência.
Estamos apaixonados!
Além de coleções incríveis, a Ingrid faz peças sob medida. Imagina um vestido de noiva feito com renda Filé? Lindo e original!
Quem quiser conhecer mais dessa linda marca pode acessar o site ingridlima.com.br ou visitar sua loja que fica na Alameda Lorena, 1900 – Jardins / São Paulo.
Fotos: Adriana Moraes